Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2018

SIGNIFICADO DO NOME - TATIANE

Tatiane: Significa “que pertence ao pai”, “semelhante ao pai”, “da natureza de Tácio”.  

O sentido de Tatiane decorre do fato de o nome provir de Tácio, do nome latino Tatius, o qual se relaciona com tata, que significa “pai”, bem como é uma variação de Tatiana, que vem de Taciano, do latim Tatianus referente à Tácio, que significa “da natureza de Tácio”.

Tácio é um nome de família romano cujo descendente mais famoso é Tito Tácio, conhecido como o rei dos sabinos na mesma época que Rômulo governava Roma.

A etimologia de Tatiane sugere, possivelmente, o significado de “da natureza de Tácio”, “que pertence ao pai”, “semelhante ao pai”, ao qual, por extensão, exprime especialmente o orgulho paterno e a felicidade do pai que tem uma descendente mulher.

É um nome muito comum no Brasil, para o qual os seguintes termos afetivos são frequentemente utilizados: Tati, Tata e Nani.

Santa Tatiana ou Santa Tatiana de Roma nasceu em Roma e se dedicou secretamente a Deus, até que ao ser descoberta foi submetida a diversos tipos de tortura, dos quais sempre se restabelecia, até finalmente ser decapitada.  

É a patrona dos estudantes e o dia 12 de janeiro é a ela dedicado.