Família Moreira

 A família Moreira é bem conhecida também aqui no Brasil. Se você tem este sobrenome, vai gostar de conferir logo abaixo informações sobre origem, curiosidades, grafias e brasão dos Moreira.

O sobrenome Moreira, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Moreira

Este é um sobrenome português que é classificado como um toponímico, ou seja, de origem geográfica. Este fato se dá por ele ser derivado de amoreira (árvore da amora). Provavelmente o nome surgiu de alguma comunidade que vivia perto, ou dentro, de algum lugar com várias amoreiras e daí surgiu o sobrenome.

Esta, ao que parece, era uma árvore muito comum em Portugal na idade média e este nome pode ter surgido de diversos lugares diferentes, trazendo assim a hipótese de que a família Moreira em si não é uma só e não possui o mesmo sangue.

É o solar desta família em Santa Maria de Moreira, no julgado de Celorico do Basto.

Curiosidades

Além de Portugal, é possível que este sobrenome também tenha surgido na Itália e Europa. Não se sabe se este foi disseminado e teve origem em Portugal ou realmente teve origem em diversos países. Essa situação se dá pelo fato de que os países citados, assim como toda a Europa, é muito interligada e distâncias são eliminadas com facilidade.

Variantes do sobrenome Moreira

Não existem muitas variantes conhecidas para Moreira. No entanto, deve se levar em conta que, devido a sua origem, a palavra amoreira pode ser também utilizada como sobrenome. Este é pouco encontrado em todos os cantos do mundo, mas não é impossível de se achar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.