Família Strapassoni

 No período medieval, existiu um patriarca com as seguintes características:

trabalhador incansável, excessivamente zeloso em suas obrigações, desvelado até a extenuação no cumprimento de suas atividades, infatigável, enfim, com prejuízo da própria saúde física, no seu trabalho e profissão, recebendo assim da comunidade o apelativo de Strapasson, Strapazzon, Strappazzon. Este patriarca tornou-se capostípite fundador, (iniciador) do novo ramo, tronco familiar, ao repassar seu próprio cognome aos filhos e demais descendentes.Estes passaram a usá-lo como distintivo da casata e de todos os seus componentes, perpetuando-se até hoje.

Pelos dados históricos disponíveis, deduz-se que este nome de família surgiu entre os séculos XII e XIII.

Portanto, Strapasson, Strapazzon, Strappazzon, significa, trabalhador incansável, sem limites de energia, labutador inconteste que se submete a uma atividade excessiva, na qual pode remeter até a própria saúde, descuidando até seu próprio corpo. Um exagerado, no bom sentido, mas que paga as consequências por seus excessos.

O nome de família Strapasson, Strapazzon ou Strappazzon aparece em registros de Batismo, matrimônio e sepultamento desde o século XVI.

Pelos registros historiográficos das paróquias, é, um sobrenome especificamente feltrino. Sua incidência mais significativa ocorre exatamente nas cidades de Arsiè e Feltre, na Província de Belluno, região do Vêneto.

Hoje, na Itália, este nome de família é grafado prevalentemente como Strappazzon, com menor frequência Strapazzon, enquanto Strapasson é quase inexistente. As três formas estão corretas e retratam diferentes períodos histórico-linguísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.