SIGNIFICADO DO NOME - SIMONE

Simone: Significa “a que ouviu”, “ouvinte”, “obediente”.

Simone é um nome francês que surge como feminino de Simon, o mesmo que Simão em português.

Simão tem origem no hebraico Shimon, que deriva da palavra shamá, que quer dizer “ela ouviu” ou, por extensão, “ouvinte”, “obediente”. Trata-se, por isso, de um nome bonito que reflete obediência.

Pode também ter sido derivado no grego Símon, diminutivo de Simonides, que significa “o que tem o nariz achatado”.

É utilizado com a mesma grafia em inglês, tal como em francês e, na Itália, Simòne serve tanto para o gênero masculino como para o feminino.

Este foi o nome de importantes ícones e personalidades históricas, como a escritora, filósofa e feminista Simone de Beauvoir, esposa de Jean-Paul Sartre, o percursor do Existencialismo.

Outra personagem de destaque por sua bravura, luta e influência foi a escritora, filósofa e mística francesa Simone Weil (1909-1943), conhecida por ter lutado na Guerra Civil Espanhola e na Resistência Francesa, em Londres.

Uma das personalidades mais populares com este nome no nosso país é a cantora Simone Bittencourt de Oliveria, conhecida simplesmente por Simone.

No Brasil, Simone é um nome predominantemente feminino bastante comum. As meninas registradas com o mesmo podem ser afetivamente chamadas de Si ou Mone.